Pesquisar neste blog

segunda-feira, 7 de novembro de 2022

Somos pecadores

Hoje é um daqueles dias que parecem filmes da Disney, acordei sem sono algum às 5h30, bem disposta com a cantoria maravilhosa dos passarinhos. Consegui caminhar por mais de uma hora, tomar banho e lavar os cabelos (o que implica em um grande ritual depois haha), beber a quantidade de água adequada, fazer devocional, vir trabalhar, esvaziar a caixa de e-mail com um sentimento de gratidão e plenitude transbordando, combinando com esse céu azul maravilhoso e esse clima adequado que dispensa ar-condicionado.

Enfocando a devocional de hoje, ela sempre ocorre de uma forma inusitada, a escolha do tema da devocional é sempre permeada por alguma "cristocidência" da minha vida e  ela brotou como uma voz bem forte.

O texto lido se refere a parábola do fariseu e do publicano, com essa parábola Jesus quis ensinar sobre pessoas que confiam em si mesmas, crendo que são boas e justas. Assim, dois homens estavam orando no templo:

 o fariseu em pé orava dando graças a Deus por não ser como os demais homens "roubadores, injustos e adúlteros, nem ainda como este publicano." (Lucas, 18-19). Ainda complementou dizendo que jejuava e dizimava.

o publicano em pé de longe, não conseguia olhar para o céu, mas clamava a Deus pedindo misericórdia, pois era pecador.

É claro que Jesus aprovou o comportamento do publicano.

Queridos, o ponto aqui é que todos nós somos pecadores e carecemos da graça de Deus,  graça é favor imerecido, não adianta o que iremos fazer, nada é suficiente para nos limpar e nos salvar, pois tudo é pela graça. Nascemos com o mal em nós e ele só aumenta, a nossa luta contra ele é possível somente se Deus nos auxiliar.

Certa vez ouvi uma pregação que dizia que não devíamos ficar impressionados com erros no mundo cristão, nem mesmo com assassinatos, pois é isso que o homem faz, o que nos impede, o que nos coloca um freio é Cristo em nós, se não estivermos plenamente conectados somos capazes de tudo. Logo, o bem que fazemos é porque Cristo opera através de nós, pois por nós somos os piores dos seres e o mal é nosso estado de ação natural.

Outro ponto importante é a fala do fariseu dizendo que era ativo, jejuava e dizimava e isso não fez diferença para Jesus, pois mais importante que isso, mais importante que práticas religiosas é o coração voltado ao Cristo e isso é fácil identificar, repare bem em quem diz que é bom, que não faz maldade, que trabalha incasavelmente para Cristo, que tem uma vida reta e íntegra, essa pessoa está mais para fariseu do que publicana. Não estou dizendo que isso não é importante e é claro que vamos sentir necessidades de trabalhar e buscar ter uma vida mais adequada, mas o ponto é a motivação para isso.

Quanto a mim, sigo e prossigo entendendo o quão pecadora sou, o quanto preciso da graça e misericórdia de Deus. Graça para me dar o favor que não mereço, pois erro diariamente e misericórdia para não me dar o que mereço, pois sou pecadora e merecia o pior dos castigos, inclusive neste momento!

Contudo, agradeço ao Senhor pela sua bondade, graça e misericórdia me seguir todos os dias da minha vida, conduzindo-me para a sua vontade. Tudo isso porque eu mereço? Não, mas porque Ele é Deus e continua cuidando de todos os âmbitos da minha vida e me lembrando da minha missão, aquela que me revelou há alguns anos e eu muitas vezes teimo em esquecer.

  

Minha oração hoje é: 

"Deus, tem misericórdia de mim, pecadora!" 
Lucas 18:13.




Nenhum comentário:

Postar um comentário