Pesquisar neste blog

terça-feira, 23 de junho de 2026

Referência de professora

Sobre mensagens que recebemos de graduandos que agora são professores e amamos. 



Ontem citei você em uma reunião com a equipe multidisciplinar. 


A pergunta era: "Uma professora de referência na sua vida como professora?"



Fiquei muito feliz. 

sexta-feira, 19 de junho de 2026

As diversas bíblias




Tenho procurado uma bíblia nova para comprar e dessa vez a preocupação é se os estudos dela estarão de acordo com as minhas necessidades. Nesse momento, também finalizei na igreja o estudo sobre o livro de Tiago e agora estamos no sermão do monte de Jesus.

Então fui reconstiuir minha memória, de quando é minha bíblia? Surpreendi que é de 2014, ganhei ela do Pedro quando éramos noivos e não era nenhuma data especial, foi minha primeira bíblia de estudo e insiro aqui o registro que com tanto amor ele fez:








O fato é que lembrei-me de como fui cuidada com relação às bíblias, com 5 anos iniciei minha jornada no cristianismo com a graça de Deus, sendo conduzida por uma pessoa improvável, a ex sogra do meu pai. Ela ganharia pontos se levasse visitante e surpresa lá foi eu rsrs desde então não larguei mais o cristianismo.

No trabalho do meu pai um estudante de pastor, hoje pastor, ficou sabendo e me adotou espiritualmente da minha infância até adolescência. Ele me dava bíblias, hinários, CDs evangélicos e assinou para mim uma revista cristã infantil que guardo todos os números até hoje.

A primeira bíblia que me deu era pequenina e amarela, a vizinha da minha mãe lia para mim a biblía toda ilustrada.

Depois ele deu uma pequenina azul que foi a que usei no meu casamento para entrada de uma das alianças.

Depois me entregou uma maior ilustrada com mais textos e depois uma maior ainda da mesma editora que comprei para Maliz enquanto ainda estava na barriga, sendo gerada.

Eu lia tanto essas ilustradas, tanto que até quando ia crianças em casa, lia junto com elas.

Seguindo, ele me deu uma sem ilustração com capa preta e então cheguei à adolescência. Ganhei uma bíblia dos professores da Escola dominical e anos depois comprei minha primeira bíblia rosa, tamanho médio e usei por toda adolescência até receber em 2014 a de estudo bem grande do Pedro.

Essa fez toda a diferença na minha vida, cada comentário mudou minha forma de ver. O Pedro chegou na minha vida me dando uma nova forma de enxergar as traduções, me ensinando sobre teologia e comentários bíblicos, inclusive me mostrando e me ensinando a usar os comentários biblicos fora da bíblia, pois é existem esses livros também e ele tem rsrs

Agora em 2026, 12 anos depois estou com uma necessidade enorme de avançar nos estudos da bíblia e adquirir outra bíblia. Temos aqui a Genebra do Pedro também e outras de estudos com comentários, mas ainda não me sinto confortável com diariamente estar com elas. As quatro bíblias de estudo aqui de casa ainda não são suficientes rs

Então no exato momento estou orando entre duas bíblias, uma a mais completa teológica e outra que traz o contexto histórico e cultural com vídeos em QrCode, imagens e muitas notas.


Que Deus me auxilie nessa escolha para que eu possa ser edificada a cada manhã, nesse tempo em que Deus tem me chamado milagrosamente para mais perto...

 

Aprendizado com o livro de Jeremias: o plantio é escolha, a colheita é inevitável

 Após seis meses de estudo dedicado ao livro de Jeremias na Bíblia, partilho com vocês algumas das reflexões e profundas lições que esta leitura me trouxe. Além de ter trazido uma mudança significativa na minha vida.

A história mostra-nos que Deus levanta Jeremias e revela-lhe a missão de alertar o povo sobre os seus erros, chamando-os ao arrependimento para que se convertessem e mudassem os seus caminhos. No entanto, o povo insistia em fazer tudo ao contrário daquilo que agrada a Deus.

Mesmo quando Jeremias falava abertamente, explicando o que estava errado e mencionando a importância de se voltarem para o Criador, o povo recusava-se a escutar. Pelo contrário: afrontaram Jeremias, acreditaram que ele agia por maldade, tentaram matá-lo e torturaram-no. Apesar de toda a perseguição e de ser constantemente mal interpretado, Jeremias manteve-se fiel e continuou a transmitir a mensagem.

Até que chegou o momento em que Deus declarou que traria a justiça por meio da colheita das suas ações, destruindo a nação rebelde, onde muitos morreram e outros tantos foram saqueados.

Diante disso, podemos perguntar: adiantou Jeremias avisar? Ele fez inimigos, enfrentou dores, mas, com a mente e o coração tranquilos, fez exatamente o que o Senhor lhe pediu. Deus foi profundamente justo: deu todas as oportunidades possíveis e avisou com antecedência por meio do seu profeta, mas nunca interferiu no livre-arbítrio das pessoas. Ele não interferiu nas escolhas deles, assim como não interfere nas nossas.

Qual tem sido a sua escolha?

Como está escrito, larga é a porta que leva para a perdição, e estreita e difícil é a que conduz à vida eterna. Infelizmente, a cegueira espiritual faz com que o ser humano veja maldade onde, na verdade, há um Deus a tentar cuidar, proteger e avisar. O plantio é uma escolha individual, mas a colheita é absolutamente inevitável.

Confesso que sinto um certo alívio por ter lido Jeremias e ter finalizado este livro tão denso e marcante. Hoje, com o coração renovado, inicio a leitura de outro livro da palavra! 🥰