Pesquisar neste blog

segunda-feira, 17 de julho de 2023

A fidelidade de Deus em lugar isolado

 

"Depois disso a palavra do Senhor veio a Elias: “Saia daqui, vá para o leste e esconda-se perto do riacho de Querite, a leste do Jordão. Você beberá do riacho, e dei ordens aos corvos para o alimentarem lá.” E ele fez o que o Senhor lhe tinha dito. Foi para o riacho de Querite, a leste do Jordão, e ficou por lá. Os corvos lhe traziam pão e carne de manhã e de tarde, e ele bebia água do riacho. (1 Reis 17:2-6)

A seca anunciada por Elias no versículo anterior era uma grande ameaça ao reino do norte de Israel e ao reinado de Acabe. Portanto, sua vida estava em perigo, e Deus o enviou ao riacho de Querite para sua própria segurança.

Nisto vemos que Deus guiou Elias um passo de cada vez. Ele não lhe disse para ir a Querite antes de entregar a mensagem a Acabe. Ele não lhe disse para ir a Sarepta enquanto o riacho não secou em Querite. Deus guiou Elias pela fé, um passo de cada vez, e Elias seguiu com fé.

Através da ordem “esconda-se perto do riacho de Querite”, Deus ensinou a Elias o valor da vida oculta. Ele havia acabado de se tornar famoso como adversário de Acabe, tão poderoso que suas orações podiam parar a chuva. No momento de sua fama recém-descoberta, Deus queria que Elias se escondesse e ficasse a sós com Deus. Era um bom antídoto para as temíveis, mas sutis tentações do sucesso. O nome “Querite” vem da antiga raiz hebraica que significa cortar ou arrancar. Isso mostra que Deus tinha alguns cortes a fazer na vida de Elias durante esse período.

Deus explicou a Elias: “Você beberá do riacho, e dei ordens aos corvos para o alimentarem lá.” A fuga para o riacho de Querite era mais do que proteção. Foi também para treinar Elias na dependência do Senhor. Em uma época de seca, ele teve que confiar que Deus poderia manter esse riacho fluindo. Ele também teve que aceitar comida dos corvos, que eram animais impuros.

Deus também disse ao profeta: “Ordenei aos corvos para alimentá-lo.” Há uma ênfase na palavra “lá”. Deus prometeu que os corvos alimentariam Elias enquanto ele ficasse em Querite. Claro, teoricamente os corvos poderiam alimentá-lo em qualquer lugar — mas Deus ordenou que fosse em Querite. Elias talvez quisesse estar em outro lugar, ou pregar, ou fazer qualquer outra coisa. No entanto, Deus o queria lá e proveria para ele lá.

Naquele lugar, “os corvos lhe trouxeram pão e carne.” Cada pedaço de comida que veio para Elias veio do bico de um animal impuro. Elias teve que deixar de lado suas ideias tradicionais de puro e impuro ou morreria de fome. Por meio disso, Deus ensinou Elias a enfatizar o espírito da lei antes da letra da lei.

A provisão veio, “pão e carne de manhã e de tarde, e ele bebia água do riacho.” Assim como Ele proveu fielmente o maná para Israel no deserto, Deus proveu as necessidades de Elias. Ele passou a confiar mais do que nunca na provisão milagrosa de Deus.

Deus te enviou para um lugar isolado? Você pode confiar que Ele tem uma maneira especial de suprir você lá, embora Ele possa fazer isso de uma maneira incomum. Não despreze os corvos de Deus."

Texto: App Holy Bible

Fonte da imagem: própria, fotografia feita em um momento de caminhada na zona oeste de Marília/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário