Pesquisar neste blog

domingo, 5 de março de 2023

A vitória vem de Deus


"Todos que estão aqui saberão que não é por espada ou por lança que o Senhor concede vitória; pois a batalha é do Senhor [...]" (I Samuel 17:37).



Vamos falar de Davi?!

A história de Davi é a que mais gosto na bíblia, ele escreveu muitos Salmos e foi rei do povo de Israel. Em Samuel, temos que Davi, era o caçula de 8 irmãos, ele cuidava das ovelhas. Ele "Ele era ruivo, de belos olhos e boa aparência." (I Samuel 16:12), Tocava harpa, era um guerreiro valente, sabia falar bem e o Senhor estava com ele (I Samuel 16: 18).

Saul, rei de Davi, e os israelistas posicionaram-se para enfrentar a guerra contra os filisteus. Dentre eles, havia Golias, com 2 metros e 90 centímetros de altura, usava capacete de bronze e roupa de bronze que pesava 60 kg. Nas pernas tinha caneleiras de bronze e um dardo de bronze pendurado nas costas. Tinha uma lança com ponta de ferro que pesava 7kg.

Golias falou para os israelistas escolherem alguém para lutar com ele quem ganhasse teria o outro povo como escravo. 


"Ao ouvirem as palavras do filisteu, Saul e todos os israelitas ficaram atônitos e apavorados." (I Samuel 17:11).


Você já teve esse momento? Ficou apavorado? Espantado? Atrapalhado com alguma situação?  Sem dúvida os israelistas estavam focados no problema e não no Deus que poderia solucionar e resolver tudo aquilo. É claro que não houve quem pudesse enfrentar o gigante.

Passaram-se 40 dias que os filisteus estavam ali. Os irmãos de Davi estavam guerreando, então o pai de Davi pediu que ele levasse pães aos irmãos e queijos aos comandantes que estavam no acampamento, lutando contra os filisteus.

Enquanto conversava com seus irmãos, Golias desafiou Davi, como fazia com todos. Os israelistas fugiram com muito medo.


Davi perguntou aos soldados:

 "O que receberá o homem que matar esse filisteu e salvar a honra de Israel? Quem é esse filisteu incircunciso para desafiar os exércitos do Deus vivo? " (I Samuel 17:26).

Davi aqui nos mostra que seu olhar não estava no problema, mas no Deus que tem todo poder, olhando para os israelistas é claro que se tem medo e pavor, mas quando se olha para Deus há uma indignação e não compreensão de alguém que desafia Deus.


Os soldados informaram que ganharia riquezas, a filha do rei para casamento e toda família seria isenta de impostos. 

O irmão de Davi vendo ele falando com os soldados o criticou dizendo que era presunçoso (aquele que se acha melhor) com coração mau e tinha ido somente para ver a batalha.


Davi estava ali ajudando e os próprios familiares criticando e mencionando que as intenções dele eram maldosas. Você já passou por isso? Situações que as pessoas interpretaram erroneamente? Aqui podemos aprender que muitas vezes, o que falam de você não é você! Não se prenda a opiniões alheias, mas o que importa é o que Deus vê em você. Nós somos o que a bíblia diz que nós somos.

Diante disso, Saul chamou Davi para conversar que disse: 


"Ninguém deve ficar com o coração abatido por causa desse filisteu; teu servo irá e lutará com ele". 

Davi é corajoso certo? Ele não precisaria lutar e mesmo assim estava se oferecendo para isso, o rei responde de uma maneira que não crê em Davi:

"Você não tem condições de lutar contra este filisteu; você é apenas um rapaz, e ele é um guerreiro desde a mocidade". (I Samuel 17:32).

Davi argumentou que já havia matado um leão e um urso quando estava cuidando do rebanho.  


A coragem de Davi é reafirmada, novamente ele não se preocupa com o que estão pensando nele, ele está firme no propósito. Aprendemos também aqui que Deus nos prepara antes, o que vocês estão passando hoje é um preparo para uma grande ação do nosso Deus, que no tempo certo trará a nossa memória para termos esperança e diremos:

"O Senhor que me livrou das garras do leão e das garras do urso me livrará das mãos desse filisteu". (I Samuel 17:37).

Saul vestiu Davi com sua própria túnica, colocou nele uma armadura e um capacete de bronze na cabeça. Davi prendeu sua espada e tentou andar, mas não conseguiu e então tirou tudo. Pegou seu cajado, cinco pedras e colocou na sua bolsa.

O escudeiro filisteu olhou para Davi com deprezo e Davi respondeu:

"Você vem contra mim com espada, com lança e com dardo, mas eu vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem você desafiou.". Hoje mesmo o Senhor o entregará nas minhas mãos [....]" (I Samuel 17:37).

"Todos que estão aqui saberão que não é por espada ou por lança que o Senhor concede vitória; pois a batalha é do Senhor [...] (I Samuel 17:37).


Davi lançou uma pedra na testa do gigante que caiu, Davi finalizou e o venceu. 

Olhando para o pequeno Davi, caçula, jovem, sem armadura, com pedrinhas indo até um gigante todo protegido, pensamos racionalmente que aquilo não daria certo, que Davi seria morto, contudo, nós cremos no que não vemos e quem faz é Deus que tem todo poder e soberania. 

Eu não sei o que você precisa, mas você precisa seguir no propósito, olhando para Deus que tem todo poder e pode fazer, em Jeremias 33:3 nós temos:

"Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes." (Jeremias 33:3).

Coloque diante de Deus suas necessidades e propósitos, Ele pode fazer muito mais do que pedimos e assim nos tornar vitorios@s.


A vitória vem de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário