Pesquisar neste blog

quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Bird box: discussão de um filme para quem já assistiu


Imagem relacionada


Se você ainda não assistiu o filme acima, não leia este post rsrs. Hoje, assisti esse filme, é fato que sou receosa para assistir outro gênero que não seja comédia ou romance, mas às vezes meu esposo me convence e me mostra uns filmes que mudam minha vida. 
Como ocorreu com Bird Box que está na minha lista de filmes preferidos, o filme se desenvolve e finaliza sem resolver o conflito, as pessoas se suicidam e ninguém sabe o motivo ao certo, só sabem que elas não podem olhar e precisam viver em suas casas como pássaros em suas caixas.
Talvez, essa seja uma ótima comparação, quem olha muito para a vida uma hora se mata, pois a vida é tão cruel e má que só resta o desespero de tentar a morte.
O ápice do filme é que a atriz principal sobrevive junto com duas crianças e justamente porque consegue ficar com os olhos vendados e sem olhar...
Ao final encontra um lindo abrigo e descobre várias pessoas vivas, sabe por quê? Porque lá é uma escola para cegos, percebe? Os sobreviventes se adaptaram e conseguiram viver como cegos, os demais morreram e de repente no mundo há mais cegos que videntes, tudo uma questão de sobrevivência e adaptação.



Nesse ponto de vista, quem é deficiente? O cego ou os videntes? Quem tem mais dificuldade para sobreviver? 


Além disso, o filme mostra a dificuldade de uma mulher se aceitar enquanto mãe e como vai construindo essa relação e lidando com essa dificuldade, desmascarando o mito que toda mulher tem esse "dom" maternal.

Um excelente filme, com ótimo enredo e pronto para proporcionar ótimas discussões sobre a diversidade e deficiência como construção social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário