Hoje, compartilho um texto que mostra uma escolha que teve que ser feita. No deserto, Moisés falou aos filhos de Israel conforme o Senhor lhe mandara (todo o texto citado está em Deuteronômio, capítulo 1):
6O SENHOR nosso Deus nos falou em Horebe, dizendo: Assaz vos haveis demorado neste monte.
7Voltai-vos, e parti, e ide à montanha dos amorreus, e a todos os seus vizinhos, à planície, e à montanha, e ao vale, e ao sul, e à margem do mar; à terra dos cananeus, e ao Líbano, até ao grande rio, o rio Eufrates.
8Eis que tenho posto esta terra diante de vós; entrai e possuí a terra que o SENHOR jurou a vossos pais, Abraão, Isaque e Jacó, que a daria a eles e à sua descendência depois deles.
9E no mesmo tempo eu vos falei, dizendo: Eu sozinho não poderei levar-vos.
O povo estava demorando muito no monte e o Senhor os ordenou que PARTISSEM e em seguida, POSSUÍSSEM a terra. Apesar disso, Moisés demonstra insegurança em levá-los sozinho, então o Senhor o instrui a escolher os sábios para lhe ajudar.
Continuando o capítulo temos a escolha feita pelo povo:
O Senhor ordenou o povo, então o povo partiu e caminhou pelo deserto e chegaram até as montanhas dadas pelo Senhor e ao chegarem receberam a ordem de tomarem posse da montanha considerando que para isso não deveriam temer e nem se assustar. Entretanto, o povo murmurava e mesmo diante da vontade do Senhor, diziam que o Senhor os queriam destruir, pois os colocava diante do amorreus e não quiseram subir rumo a terra que o Senhor ordenara.
20Então eu vos disse: Chegados sois às montanhas dos amorreus, que o SENHOR nosso Deus nos dá.
21Eis aqui o SENHOR teu Deus tem posto esta terra diante de ti; sobe, toma posse dela, como te falou o SENHOR Deus de teus pais; não temas, e não te assustes.
23Isto me pareceu bem; de modo que de vós tomei doze homens, de cada tribo um homem.
Podemos aprender que haverá situações que Senhor nos ordenará algo que aparentemente é para o nosso mal, para nossa morte, mas se o Senhor ordenou com certeza ele está conosco e não devemos temer, DEVEMOS CONFIAR.
O povo justificou não terem subido, mencionando que disseram a eles as seguintes palavras:
28[...] Maior e mais alto é este povo do que nós, as cidades são grandes e fortificadas até aos céus; e também vimos ali filhos dos gigantes.
29Então eu vos disse: Não vos espanteis, nem os temais.30O SENHOR vosso Deus que vai adiante de vós, ele pelejará por vós, conforme a tudo que fez convosco, diante de vossos olhos, no Egito;31Como também no deserto, onde vistes que o SENHOR vosso Deus nele vos levou, como um homem leva seu filho, por todo o caminho que andastes, até chegardes a este lugar.32Mas nem por isso crestes no SENHOR vosso Deus,33Que foi adiante de vós por todo o caminho, para vos achar o lugar onde vós deveríeis acampar; de noite no fogo, para vos mostrar o caminho por onde havíeis de andar, e de dia na nuvem.34Ouvindo, pois, o SENHOR a voz das vossas palavras, indignou-se, e jurou, dizendo:35Nenhum dos homens desta maligna geração verá esta boa terra que jurei dar a vossos pais.36Salvo Calebe, filho de Jefoné; ele a verá, e a terra que pisou darei a ele e a seus filhos; porquanto perseverou em seguir ao SENHOR.37Também o SENHOR se indignou contra mim por causa de vós, dizendo: Também tu lá não entrarás.38Josué, filho de Num, que está diante de ti, ele ali entrará; fortalece-o, porque ele a fará herdar a Israel.39E vossos meninos, de quem dissestes: Por presa serão; e vossos filhos, que hoje não conhecem nem o bem nem o mal, eles ali entrarão, e a eles a darei, e eles a possuirão.40Porém vós virai-vos, e parti para o deserto, pelo caminho do Mar Vermelho.
Após esse trecho, o povo se arrepende, é como se tivessem lembrado de tudo o que Senhor fez a eles e então disseram que subiriam e pelejariam como o Senhor havia ordenado. Aprendemos aqui que lembrar do que o Senhor nos faz nos dá CORAGEM para realizar a sua vontade.
O Senhor responde ao povo dizendo:
42E disse-me o SENHOR: Dize-lhes: Não subais nem pelejeis, pois não estou no meio de vós; para que não sejais feridos diante de vossos inimigos.
Novamente o povo não ouviu e subiu a montanha e os amorreus os derrotaram e o Senhor não ouviu a oração daquele povo.
Diante das escolhas devemos ouvir a voz do Senhor, realizar o que ele nos ordena, possuir lembrando que para tudo isso precisamos de confiança e coragem. O Senhor quer nosso melhor, mesmo que esse melhor venha com aparência de ruim, devemos prosseguir e confiar, para que depois possamos dizer "grandes coisas fez o Senhor e por isso estamos alegres."
Eu não sei pra onde vou / Como vou fazer / Risco é viver / Ir em frente, aceitar / A incerteza enfrentar / Nem sempre tenho que esperar / Segurar naquela mão / Que sempre me estendeu / Deixar você ser Deus / Vou ser apenas eu / Deixa Ele me levar / Deixa Ele me mostrar / O que quer fazer / Tudo acontecer / Impossível comparar / Cada um tem seu lugar / A sua hora vai chegar / Siga em frente sem parar / É melhor se preparar / A sua vida vai mudar / Então segure nessa mão / Que nunca te esqueceu / Basta ser só você / E deixar Deus ser Deus / Então deixa / Ele te levar / Deixa Ele te mostrar / O que quer fazer / Tudo por você / Não importa pra onde vou / Mas com quem estou / Sempre com Você.“
Deixa Levar - Roberta Spitaletti
Nenhum comentário:
Postar um comentário