Vamos retomar a história de José? Aqui, temos a primeira parte, a segunda parte e a terceira parte
Havia fome na terra de Canaã e Jacó pediu que seus filhos fossem comprar alimentos no Egito, contudo nessa terra, José era governador e ele estava vendendo alimentos, pois recebeu sabedoria da parte de Deus para fazer isso a partir da revelação de um sonho de Faraó, lembra?
José conheceu seus irmãos, mas eles não o conheceram, aqui temos algo importante, as mudanças de José fizeram o tornar irreconhecivel para os seus.
Assim não fostes vós que me enviastes para cá, senão Deus, que me tem posto por pai de Faraó, e por senhor de toda a sua casa, e como regente em toda a terra do Egito.
José reconheceu que Deus é soberano e tem meios próprios de agir, inclusive a partir de dor, pois José sofreu longe da sua terra e com a traição dos seus irmãos. Saber que Deus está acima de tudo nos faz ter a certeza de que mágoas e rancores não precisam ser guardados.
A família toda de José se mudou para Egito, e Deus disse ao pai de José
E disse: Eu sou Deus, o Deus de teu pai; não temas descer ao Egito, porque eu te farei ali uma grande nação.
Em muitos momentos para se tornar grande nação, é necessário mudar de terras.
E José fez habitar a seu pai e seus irmãos e deu-lhes possessão na terra do Egito, no melhor da terra, na terra de Ramessés, como Faraó ordenara.
Mesmo diante de tudo que ocorreu com José, ele foi o provedor que sustentou a família. José esqueceu da terra do seu pai nos dias da angústia, mas quando eles precisaram, José voltou a lembrar. Tudo vem de Deus, não guarde mágoas, libere o perdão e continue ajudando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário