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terça-feira, 14 de abril de 2015

Formas de amar: aprendendo com crianças 42

A minha aluna do ano passado me diz:


-Professora eu fiz uma poesia para você quer ouvir?
-Claro - respondi.
- Você é meu coração e eu sou o seu e nunca vamos nos separar 
porque eu sou seu coração e você é o meu,  
porque estamos dentro do coração uma da outra
 então eu te amo para sempre!



segunda-feira, 13 de abril de 2015

Sobre o aprender

Inicio a aula de matemática dizendo:



-Eu sei que vocês já estão aprendendo multiplicação, mas hoje vou ensinar um novo jeito de resolver as contas que envolvem tabuada....


Todos ouvem atentamente e iniciam os exercícios, então a coordenadora pedagógica chega até a sala e  o aluno que é tido como o mais indisciplinado e aquele que menos domina os conteúdos diz para ela:


-B. olha só, eu estou fazendo, eu entendi como faz contas de vezes, porque a professora Aline ensinou...antes eu não tinha entendido, mas hoje eu entendi....



A felicidade na face dessa criança enche meu coração de esperança, que maravilhoso poder contribuir com o aprender! Quantas vezes o Senhor quer nos ensinar algo e como não compreendemos altera a forma com que ensina? Ele insiste no ensinar até que possamos olhar com olhos brilhantes e dizer "eu entendi como faz".






Dialética da vida


Compreender a dialética da vida é identificar que há contradições na realidade.
Realidade que consiste em conexões dinâmicas. 

Somos um eterno vir a ser em meio as transformações, usamos da antítese diante da tese para formarmos nossa síntese.


Toda antítese traz em si o germe da crise. Dessa maneira nos formamos , ou seja, na negação de nós mesmos... nos negamos para nos compreendermos! 

Não há compreensão sem negação!

Diante disso, só nos resta nos felicitarmos e vivermos a angustia da crise do EU!

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Reflexão e tempo: estudar é revolucionário




  "Foi sobretudo um homem de seu tempo quando se engajou nas causas que se apresentavam diante de seus olhos, mas esteve à frente de todos quando não permitiu que os males dos momentos contaminassem sua capacidade de reflexão.” (Lilia Moritz Schwarcz escreveu sobre Marc Bloch no prefácio do livro )



Fonte:

BLOCH, Marc Leopold Benjamin. Apologia da história ou o ofício de historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.





Estudar é um ato revolucionário, aos ordeiros que repelem as mudanças: atentem-se para os jovens com livros em suas mãos, atentem-se mais ainda quando esses jovens reunirem-se para discutirem as ideias dos livros em suas mãos....Quando se unirem não haverá o que contamine a capacidade de reflexão!