Pesquisar neste blog

sábado, 4 de junho de 2016

Depois do deserto: a conquista da promessa

"Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem desanime, pois o SENHOR, o seu Deus, estará com você por onde você andar." (Josué 1:9)


Resultado de imagem para Rio jordão se abrindo

Tenho refletido sobre a vida de Josué, aquele homem que foi escolhido por Deus quando Moisés morreu. A história se inicia quando Deus usa Moisés para libertar o povo da escravidão no Egito, o povo é liberto e vai no deserto rumo a uma terra que Deus prometeu que manaria leite e mel. Tenho diversos textos aqui no blog sobre o que aprendemos no deserto (só clicar abaixo) 



realmente com essa história Deus falou muuuuito ao meu coração, em um determinado momento precisava de libertação, Deus me libertou e me deu promessas, mas tive que andar em um deserto por um longo tempo rs
Como todo deserto com Deus, assim como o povo descrito na bíblia Deus cuidou de mim sobrenaturalmente, deu vários sinais de que ele estava comigo. Na bíblia menciona que durante o deserto havia o maná que caia do céu e o povo se alimentava, no decorrer desse caminho, o povo foi se acostumando com os milagres e cuidado do Senhor e passaram a reclamar, pois no Egito "comiam melhor" ao invés de focarem no cuidado de Deus, focarem quando Deus abriu o mar vermelho para eles passarem, não eles focaram no que não tinham e murmuraram muito, até que Deus decidiu que eles não entrariam na terra prometida, mas quem entraria seria os descendentes desse povo.
Em meio a tudo isso, Moisés que guiava o povo morreu, o povo também morreu e ficaram os descendentes e é então que Deus levanta Josué para entrar na terra prometida


"....preparam-se para atravessar o rio Jordão e entrar na terra que estou para dar aos israelitas."  (Josué 1:2) 

         
E é nesse ponto  que quero chegar, assim como esse povo eu também tenho vivido um tempo de enxergar que em breve conquistarei o que outrora o Senhor me prometeu que eu conquistaria, a promessa do Senhor está prestes a se cumprir. Quando o Senhor nos fala isso, o sentimento é de tranquilidade, alegria, plenitude não é mesmo??? Não, não é! 
Mesmo Deus falando isso a Josué, mesmo Deus falando que estaria com Josué e não o abandonaria   (Josué 1:5), Josué não teve coragem e então, no primeiro capítulo o Senhor teve que falar três vezes para Josué:




Seja forte e corajoso
Seja muito forte e corajoso
Seja forte e corajoso não se apavore e nem desanime         


Um aprendizado que temos aqui é que em meio a conquista da promessa, muitas vezes nos faltará coragem e ânimo. Ressalto que a  cada vez que o Senhor falava para ele ser forte e corajoso algo aumentava rs como o "muito", o "não se apavore" e "nem desanime", Josué ao receber essa palavra de Deus, apesar de Deus estar dizendo que  seria com ele, Josué foi fraco, sem coragem, estava apavorado e desanimado. 
Mesmo assim, ele prosseguiu em obedecer e quando foi contar para o povo eles novamente disseram "Seja forte e corajoso". Deus usou Josué,  em meio a isso abriu o rio Jordão para o povo atravessar, novamente Deus abriu as águas, ou seja, abriu na saída do povo do Egito e na conquista da terra prometida. 
Deus abriu o rio para mostrar que ele tinha poder e que ele estava com o povo, muitas vezes antes de conquistarmos aquilo que o Senhor quer que conquistamos ele coloca águas para obstruir nossos caminhos, pois só assim ele poderá abri-las. Você está prestes a conquistar o que Deus tem para você? Mas está sentindo dificuldades, as coisas estão piorando? Não consegue passar? Aquieta-te, seja forte, tenha coragem, não desista da promessa, se Deus mandou, se Deus prometeu essas águas somente servirão para você ter a certeza de que Deus está com você!


Não molhe seus pés, não se afunde, confie , não desanime e Deus diante dos seus olhos abrirá um caminho onde visivelmente é impossível andar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário