Pesquisar neste blog

sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Praia não combina com dezembro

Li  esses dias um texto de uma moça que estava revoltada por ver tantas pessoas postando fotos na praia enquanto ela estava trabalhando, o texto engraçado revela desejos ruins dessa moça a essas pessoas. Desde que li esse texto passei a ver trocentas mais fotos de pessoas na praia nas minhas redes sociais, enquanto eu estou aqui lutando para terminar um texto que está me matando e que eu tenho que terminar porque tenho vários outros trabalhos para fazer.
Estou aqui atrás de um computador, tentando descansar um pouco a cabeça para retomá-lo há alguns minutos, antes que comece a  novela da tarde que há anos simboliza o oásis em meio ao meu desértico de férias. 
Vejo essas fotos e penso: será mesmo que todas essas pessoas gostam de praia assim como demonstram? Gostam de um lugar com muitas pessoas reunidas, muitas bebendo bebidas alcoólicas, crianças correndo, jogando bola, chutando areia, o sol escaldante, o medo de arder, a preocupação com o protetor solar, a preocupação com o que comer e como comer para não ficar doente. Será que as pessoas gostam mesmo do tiozinho vendendo canga, da venda da água no isopor, do pensamento de quantas pessoas estão fazendo xixi na água? Será que as pessoas gostam mesmo de ter que andar para chegar na praia, de entrar na água salgada e ficar pulando incansavelmente não podendo conversar direito porque a onda está vindo? Será que gostam mesmo de não poderem entrar com óculos de sol na água, de se sentirem mal por dormirem até tarde e estarem perdendo o dinheiro que gastaram para ir até lá? Será que gostam?

Ou será que gostam do status de que tudo isso proporciona? Não sei quem foi o brasileiro que inventou que dezembro e janeiro tem que ir para praia, sou mais uma viagem a Ouro Preto, Bonito, Ribeirão Claro, uma ida a museu com ar condicionado, ou uma exposição bizarra, sou mais uma ida a livraria cultura e no final de tudo isso talvez eu seja praia.
Desde que eu não entre na água, desde a praia seja deserta, não haja sol sobre a minha cabeça e eu possa sentar na beira dela e no horizonte olhar o sol caindo, beijando o mar e anunciando que é noite!


Engraçado que estou esperando um vídeo desse na minha timeline, mas ainda não vi, afinal isso para brasileiro não é praia! Para mim praia é quadro vivo, é criação de Deus, é natureza, é perfeição, para eles é ostentação, bebidas, sol, areia e fotos postadas.


Resultado de imagem para praia por do sol                     




Ps: praia não combina com dezembro, combina mesmo é com maio!    



Nenhum comentário:

Postar um comentário