Pesquisar neste blog

sábado, 29 de agosto de 2015

Contos de "fadas" cristão




Os que me conhecem sabem o quanto gosto dos contos de fadas, ultimamente, voltei a me envolver com eles e é interessante como sempre interpreto diferente e destaco algum elemento que não havia destacado. O fato é que voltar a pensar nos contos de fadas fez com que eu pensasse na diferença entre real e fantasia, percebendo que nos contos de fadas (ao contrário do que muitos pensam) há muito mais realidade do que se imagina, pensei em como seria o conto de "fadas" cristão.
Não quero discutir o termo "fada" e o que remete e no que está relacionado, mas sim quero discutir a característica desse gênero, o "era uma vez" e o "viveram felizes para sempre". Pensando nisso, me lembrei de algumas situações que parecem contos de fadas, compartilho-as abaixo.


Era uma vez uma donzela que contava sua história pelos castelos da cidade dizendo que antes havia pecado muuuito, a donzela descrevia seus pecados com detalhes. Até que um dia encontrou com um rei, encontrou com DEUS e ele transformou sua história, a partir desse dia a donzela diz aos quatro cantos que tudo foi diferente e faz os outros acreditarem que não peca mais. 
A donzela hoje, não é capaz de mencionar seus pecados atuais e assim vive feliz para sempre.



Era uma vez um grupo de pessoas reunidas que sempre diziam que deveríamos amar nosso próximo como a nós mesmos, essa pessoas diziam que Deus as havia ensinado. Entretanto, essas pessoas desprezavam aqueles que não tinha nada para oferecer, os menos favorecidos, os mais "sem sal", aqueles que não agitavam  passeios, não eram populares, não proporcionam status. Até que um dia elas foram viajar beeeeeem longe e encontrar com pessoas pobres, parecidas também com algumas pessoas que passavam por elas na cidade delas, elas fizeram o bem a essas pessoas e depois da viagem elas viveram felizes para sempre acreditando que agora amam o "próximo".



Era uma vez um grupo de jovens formosos, que sempre diziam que devemos seguir o que Jesus nos ensinou, mas na verdade esses jovens nunca havia lido todas as histórias de Jesus e assim se preocupavam em estarem com as roupas de marcas, os sapatos de marcas, as bolsas de marcas e não conseguiam entender que Jesus nem se importava com isso. Eles não viam o dia de chegarem o final de semana para exibirem seu guarda-roupa. Até que um dia eles leram sobre JESUS entenderam o que importava para Jesus e passaram a se preocupar mais com isso, na verdade eles passaram a dizer que se preocupavam e assim viveram felizes para sempre.




Era uma vez uma donzela não tão formosa, mas que tentava, se arrumava tanto que até enganava, ela se preocupava em estar em evidência, se tivesse um trabalho que não aparecesse ela não queria! A donzela foi vivendo anos se preocupando somente com seu exterior, somente com mostrar o que faz em lugares que toooodos vejam. Ela se juntava com aqueles que mais evidentemente mostravam suas habilidades e assim ia seguindo a vida. Até que um dia ela resolveu que abraçaria a todos e mesmo continuando com toda sua soberba, com seu status, se preocupando excessivamente com seu exterior, a donzela viveu feliz para sempre, pois acreditou que agora que apenas "abraçava" estava parecida com Jesus.



Era uma vez um senhor que dizia que deveríamos fazer nosso melhor, trabalhar da melhor maneira, ler os melhores livros e fazer as melhores coisas. Esse senhor não fazia nada disso, mas vivia feliz acreditando que estava fazendo sua parte ao mandar os outros fazerem.



Era uma vez um ser que tinha muuuuito conhecimento, muuuuito conhecimento mesmo, ele se preocupava que seu reino  crescesse sobremaneira que fosse conhecido por todo o mundo. A missão desse ser era falar dos erros das pessoas e deixar que elas conhecessem quem as poderia sarar e curar, mas ele entendeu que se fizesse isso o seu reino seria tãoooo pequeno, tãaao pequeno e assim preferiu esconder o seu conhecimento, esconder a verdade e dizer sempre as pessoas "Você vai ser feliz, você vai conseguir" e assim viveu feliz por ver seu reino repleto de pessoas que ouviam o que queriam ouvir.



Eu poderia continuar, mas por hoje, paro por aqui. Não espero ter compreensão com esse texto, pois sei que algumas pessoas que disseram a verdade foram totalmente incompreendidas no momento, só espero que não ocorra como a pequena Alice que em meio ao seu país de maravilhas, encontrou com uma rainha que só sabia dizer "cortem as cabeças", mas em um conto cristão, cortar as cabeças de fato não ocorre, todavia cabeças são cortadas sem que haja derramamento visível de sangue, sem que a pessoa perca sua cabeça... se é que entendem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário