Pesquisar neste blog

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Você é nascido do Espírito? - A conversa de Nicodemos com Jesus


"O vento sopra onde quer. Você o escuta, mas não pode dizer de onde vem e para onde vai. Assim acontece com todos os nascidos do Espírito." (João 3:8).




Sabe aqueles dias que você acorda e resolve iniciar as inúmeras atividades que tem que cumprir, mas não consegue? O Senhor te traz a memória o tempo em que ele era a primeira atividade e te aproxima dele, o que tenho descoberto é que até para adorarmos e buscarmos a Deus, precisamos dele. Somos tão incapazes que não conseguimos nem buscá-lo se não for com a ajuda dele. Diante disso, reli um texto que há tempos o Senhor tem usado para trazer algumas reflexões a mim, o texto está em João 3 e inicia-se com Nicodemos, uma autoridade entre os judeus, um professor em Israel.
Nicodemos inicia um diálogo elogiando ao Senhor e em seguida indaga sobre assuntos que era incompreensíveis a ele, assim, inicialmente  ele foi até Jesus e disse que sabia que os ensinamentos  de Jesus era da parte de Deus, pois não havia quem podia realizar milagres sem Deus.
Esse fariseu reconhecia que uma das características de Deus era o agir milagroso, mas a "fé" dele em Jesus ser da parte de Deus estava no que seus olhos viram, no concreto, ou seja, no milagre e assim não era a fé verdadeira, pois essa é baseada no que não se vê. 

Milagre de acordo com o dicionário Michaelis on-line é: "Fato que se atribui a uma causa sobrenatural. Teol Algo de difícil e insólito, que ultrapassa o poder da natureza e a previsão dos espectadores ... 3 Coisa admirável pela sua grandeza ou perfeição; maravilha. 4 Fato que, pela raridade, causa grande admiração. 5 Intervenção sobrenatural. 6 Efeito cuja causa escapa à razão humana... Fazer milagre: praticar o impossível.

Aparentemente essa autoridade estava vendo o Reino de Deus através de Jesus, entretanto  Jesus ao ser elogiado respondeu: "Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo." (João 3:3).A resposta de Nicodemos perante isso demonstra que ele não estava atento ao Reino Espiritual e não havia nascido de novo, pois questiona o Senhor dizendo que como é possível alguém nascer de novo? Terá de voltar ao ventre? Nesse ponto pode-se verificar a dificuldade de Nicodemos em compreender o agir espiritual do Senhor. 
Pela segunda vez o Senhor responde a Nicodemos e enfatiza novamente a palavra "Digo-lhe a verdade", a necessidade de dizer essa palavra pode estar relacionada a dois motivos: na primeira vez que foi dita, pode estar relacionada com a onisciência do Senhor em saber que Nicodemos não acreditaria nele (mesmo antes do Senhor ter dito algo e de aparentemente Nicodemos o compreender, pois havia dito que o que Jesus falava "era da parte de Deus"). Na segunda vez que foi dita a palavra "verdade", pode estar relacionada com a sólida concretização da incompreensão de Nicodemos.

A partir disso, o Senhor altera a maneira de se referir a mesma coisa e ao invés de dizer "nascer de novo", diz: "nascer da água e do espírito". Aprendemos aqui uma das maneiras de Cristo trabalhar e ensinar, diante da incompreensão de Nicodemos, ele altera a fala, e tenta ser mais palpável e concreto. Jesus estava querendo dizer a Nicodemos que esse nascer de novo da água corresponde ao batismo a purificação, a transformação pelo espírito de Deus. Após isso, Jesus retoma o "nascer de novo"e diz para Nicodemos não se surpreender com isso e completa dizendo: "O vento sopra onde quer. Você o escuta, mas não pode dizer de onde vem vem para onde vai. Assim acontece com todos os nascidos do Espírito." (João 3:8).

O vento nesse versículo pode ser traduzido para espírito e com isso, podemos compreender que para os nascidos do Espírito, para os nascidos de novo, o espírito "sopra" e nos leva para onde quer, nós os escutamos, mas não o vemos e não compreendemos o seu agir ("onde vem para onde vai"). O nascer de novo justificaria a necessidade de ser dirigido pelo Espírito de Deus, somente os que nasceram de novo são cuidados e dirigidos por ele.
Nicodemos ouvindo isso novamente não compreendeu o que Jesus estava dizendo e o Senhor diz a ele o famoso versículo contido em João 3:16 e diz que "[...] aquele que nele crê terá a vida eterna", é claro que Nicodemos não estava crendo no Senhor, mas Jesus ao invés de dizer "Você não está crendo em mim, não terá a vida eterna", responde de outra maneira, a essência do que o Senhor está dizendo é a mesma, mas a maneira que ele diz torna a verdade mais amorosa de ser ouvida.
O Senhor fala de si na terceira pessoa "enviou o seu filho", será que se ele falasse na primeira pessoa Nicodemos compreenderia? Jesus já havia concluído que Nicodemos não compreendia o Reino Celestial, ele provavelmente não compreenderia que Jesus era o próprio filho de Deus, pois no início do diálogo ele apenas diz que o que o Senhor ensinava "era da parte de Deus".
  
Nicodemos demonstra claramente uma autoridade instruída que não compreendia o Reino Celestial e não cria em Jesus. Quantas vezes não agimos como Nicodemos, cremos nos milagres (quando enxergamos), cremos que há um Deus capaz de realizar o sobrenatural, mas não cremos no seu Reino? Ou quantas vezes, já nascidos do Espírito questionamos, nos preocupamos e queremos a todo o custo saber para onde iremos? 



Os nascidos do Espírito devem ser tratados como tais, sem saber para onde vão, o que será. Em meio a um vento são direcionados pelo espírito do Senhor da maneira e para onde ele  quiser levar.








Nenhum comentário:

Postar um comentário