Pesquisar neste blog

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Professorando 2: relatos da vida escolar de uma professora

Após a Educação Infantil, hoje, apresento a 1ª série do Ensino Fundamental:




Capa do meu primeiro caderno
Anos depois, fui para a primeira série do ensino fundamental, eu tinha 7 anos  e fui estudar em uma escola estadual que atendia de primeira a quarta-série. Como apresentava muita curiosidade em relação ao ensino fundamental, perguntava para a minha mãe que dizia que tinha recreio e que se usava cartilha (com a história do  bebê e da vaca). Ela me aconselhava a sentar na primeira carteira e tomar cuidado com os meus materiais escolares.
            No primeiro dia de aula, almocei e junto com a minha mãe fui para a escola.           Na escola, ao procurar meu nome na lista, minha mãe descobriu que eu estava matriculada na primeira série B que se encontrava na sala 2, com a professora Sônia, minha mãe disse para eu entrar e falou:
“- Aline Não se esqueça de sentar na primeira carteira”
            Essa frase ficou gravada em minha mente e até hoje sento na primeira carteira, outra frase que ela dizia e também ficou gravada era:
“-A Aline vai estudar tanto que vai até sonhar com os números”
            Frase verdadeira, pois já sonhei com números, geografia, história, português e tantas outras matérias.  Enfim, sentei na fileira do meio na primeira carteira. Minha mãe ficou observando e depois de um tempo foi embora, senti-me segura com ela me levando pelas mãos e me instruindo quanto o que deveria fazer.
                     Não demorou muito para eu estar alfabetizada, para ser mais precisa foi antes do segundo bimestre, meses depois a professora pediu que escrevêssemos nosso primeiro texto  que seria anexado na pasta de produção de texto. Para isso, em uma folha de caderno, ela colou desenhos diferentes e pediu que escrevêssemos uma história sobre o desenho, meu desenho era uma vaca e um senhor do lado com um balde de leite e um sorriso no rosto, então escrevi sobre a vaca Mimosa que dava leite para o vovô, fui uma das primeiras a terminar, e quando mostrei para a professora ela chamou a inspetora para ficar na sala e foi levar o meu texto para a direção.
            Não entendi o porquê dela ter mostrado para a diretora, mas depois desse dia ela perguntava sempre:
“Aline o que você quer ser quando crescer?”
            Eu respondia que queria ser professora, e ela dizia que eu deveria ser escritora. Eu achava engraçado e muito fora da realidade, pois nunca tinha conhecido alguém que era escritor.  Sabíamos exatamente os que tiravam melhor ou pior nota, eu era vista como inteligente e me chamavam de “CDF”, minha mãe participava de todas as reuniões e a professora não tinha reclamações.
                 A ida a escola era prazerosa, além disso, eu também gostava do diretor que era um senhor engraçado que constantemente fazia visitas às turmas, para conversar e contar piadas para as crianças. Os alunos o chamavam de senhor Zé.
            Com os colegas, eu tinha um bom relacionamento, conversávamos bastante e no final de semana brincávamos um na casa do outro, eu apresentava maior afinidade com o Hudson que sentava ao meu lado.


Amanhã continuo :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário